Consciência Negra
A data conhecida por simbolizar a consciência negra é dia 20 de novembro, o termo veio sendo conhecido durante a década de 1970 no Brasil. Ocorria uma luta visando os movimentos sociais cujo objetivo era atuar pela desigualdade racial, e também como um movimento negro unido. O conceito passou a ser uma referência e também uma homenagem para a cultura ancestral, diante disso o povo considerado da origem africana foi levado forçadamente no decorrer da escravização durante séculos no Brasil. Tudo isso, tem como objetivo representar como um símbolo de luta, resistência e ter consciência de que os povos negros não são inferiores.
Muitas pessoas não têm muita informação do que de fato a consciência negra significa, mas está associado a uma luta contra o racismo e também a favor da desigualdade racial. Em um contexto histórico e por meio dessa relação que chega a ser desigual entre as pessoas. Essa desigualdade está associada a alguns fatores como, gênero, cor da pele, sexualidade e também condição socioeconômica. Além disso, é comum que os espaços a ser sobre um poder da sociedade é mais preparado para as pessoas que são considerados héteros, brancos e ricos.
Existem alguns conceitos associados a micro, relações e no decorrer dessas pequenas relações é considerado de que normalmente o homem tenha mais poder sobre a mulher. Com o objetivo de unificar os povos pretos diante da luta para poderem, serem conscientizado diante da sua cultura. Assim, os brancos tendem a ter um poder maior sobre a população negra.
A consciência negra por sua vez, chega a ser um misto dessa conscientização, trazendo uma importância para a população negra diante da sociedade, adquirindo reconhecimento e valor, na intenção de combater o racismo. O conceito de consciência negra faz parte de uma movimentação sociais fazendo com que ambas as populações pensem de forma melhor antes de colocarem as atitudes em prática.
Sua história
Uma data que ficou marcada é comemorada a negritude, a luta diária da população negra. No século XIX, os negros e sua família os quais tiveram a oportunidade de estudar, um chegou a ser advogado e jornalista. Luiz Gama, chegou a ser o patrono da abolição durante a escravatura no Brasil dando impulso ao movimento abolicionista, que tinha o comando em advogar diante do fim da escravidão no país. No ano de 88, através da princesa Isabel foi assinado uma lei com o nome Áurea, com o foco de abolir a escravatura no País. Diante de todos os fatos é possível perceber que a caminhada dos escravos que foram libertos não foi nada fácil.
Com a consciência negra, o zumbi dos palmares é uma grande personalidade que representa a força em meio a luta na população negra no país. Ressalta os negros na sociedade como um herói e faz com que a comunidade se uni em modo de defesa aos valores e culturas. Por alguns anos o zumbi teve a frente dos quilombos dos palmares, nessa época ocorreu na região que fazia parte da capitania de Pernambuco, hoje é chamado alagoas. Em algumas pesquisas apontam que os zumbis faleceram no dia vinte de novembro, no entanto, ficou a data como celebração do dia nacional da Consciência Negra no Brasil.
No ano de 1989, iniciou-se uma lei a disposição de ir contra o preconceito racial, fazendo com que a discriminação racial em quesito a cor, religião e dentre outros. No entanto, começou a surgir as movimentações diante de embates raciais e lutas trazendo uma sensação de empoderamento e com o objetivo de comemorar o crescimento da africanidade. Com o decorrer do tempo, foi precisa aumentando a necessidade da criação de lei, para poder determinar uma data comemorativa durante a década do ano e 1970. Ressaltando que, com o crescimento de quem atuava em defesa dos negros, em 1798 foi criada uma lei voltada para isso, com o nome de “Brasil o movimento Negro Unido” (MNU). A você leitor, respeite o próximo!