Destaque no Samba
Um nome muito falado no Samba e hoje em dia tem como característica com beber muito durante o seu show. O seu nome contradiz o gênero musical, mas hoje é um grande nome dentro da música Brasileira. Zeca Pagodinho, cantor e compositor, considero um destaque dentre o gênero samba e pagode, e hoje conquistou o seu grande sucesso na sua carreira diante das músicas, “judia de Mim”, “Vai Vadiar”, “Deixa a vida me levar” e “Deixa Clarear. O sambista tem o nome de José Gomes da Silva Filhos, porem ficou conhecido na sua carreira como Zeca pagodinho, nasceu no dia 4 de fevereiro, no ano de 1959.
Zeca, dentro da sua família foi o quarto filho em um total de cinco, criado em uma cidade chamada Del Castilho. Ainda na sua fase de colégio, não chegou a completar o colegial cem por cento, só fez até a quarta série. O cantor e compositor na sua infância, passou a gostar do gênero diante de alguns contatos que tinha com outras pessoas do samba, nos subúrbios cariocas. Era tão apaixonado pelo gênero que enquanto pequeno, ao invés de ir para escola, entrava nas rodas de samba que tinha. Em meio aos anos 70 conquistou um dinheiro, após trabalhar como feirante e ficar por conta de anotar os jogos de bicho.
Sua Carreira
Quando começou a dar início a sua carreira, começou a juntar com alguns nomes na música entre eles, o flautista e compositor Claudio Camunguela fez com que, o cantor participasse da gravação de sua primeira música. A canção ganhou nome como “Amargura, que passou a fazer parte do repertória do Grupo fundo de Quintal. No ano de 1981, o cantor teve a oportunidade de conhecer outro astro, a grande Beth Carvalho, e que novamente foi feito um convite para participar, dessa vez de um disco como o nome “Suor no Rosto” isso por volta do ano de 1982, nesse ano foi realizado um dueto no samba.
O cantor após fazer inúmeras gravações seguiu a sua carreira solo, no ano de 1986 conquistou a gravação do seu primeiro disco que se deu o próprio nome, “Zeca Pagodinho”. Nessa gravação teve as músicas “Judia de Mim” e Coração em Desalinho” e “Brincadeira tem hora”. O cantor tem uma obra-prima do partido alto, como o nome de LP, além disso, teve a oportunidade de colocar uma das suas músicas como trilha sonora em uma novela, a canção “Judia de Mim” fez parte de novela chamada “Hipertensão”. Quando foi no ano de 1988, através da RCA ganhou a oportunidade de gravar a música Jeito moleque.
Logo em seguida, dentre o ano de 1989 até 1993, lançou algumas músicas como, por exemplo, “Boêmio Feliz”, “Mania da Gente”, “Pixote e também”, “Um dos poetas do Samba” e por último, no ano de 1993 lançou “Além-mundo”. Os anos se passaram e 3 anos depois, o cantou fez um contrato com a universal e sem seguida no mesmo ano, lançou a LP “Deixa Clarear”, isso no ano de 1996, o que se tornou um grande sucesso. Quando foi em 199, o cantor lançou outro disco com o nome “Zeca Pagodinho ao Vivo” o que estourou nas vendas, alcançando mais de meio milhão de cópias.
E os anos foram se passando e Zeca pagodinho só crescendo no meio artístico, cada vez mais chamando a atenção do público no decorrer do lançamento de suas músicas. Já no ano de 2016, o cantor abriu as Olimpíadas, no estádio do maracanã, cantando uns dos seus grandes sucessos “Deixa a Vida me levar”, tendo a participação do rap feitas por Marcelo D2. Já no ano de 2019, Zeca pagodinho completou 60 anos em uma festa ao lado de sua família, e ainda na altura do campeado lançou mais um disco com o nome “Mais Feliz” em homenagem ao seu companheiro de mercado, Alindo Cruz. E essa é a história do grande cantor e compositor, Zeca Pagodinho.