Rei Roberto Carlos
Um grande sucesso na música brasileira, conhecido como o Rei Roberto Carlos, suas características como cantor e compositor trazendo ao seu público música de um estilo mais romantizado. Por volta dos anos 60, conquistou a liderança diante de um movimento social através da Jovem Guarda. O cantor e compositor nasceu em uma cidade chamada Braga, em uma região conhecida como “Cachoeiro do Itapemirim, localizado no Espírito Santo, seu nascimento foi no dia 19 de abril de 1941. Roberto, diante de seus irmãos foi o quarto filho de seus pais, será pai era relojeiro e sua mãe costureira.
Em quanto criança, ao completar os seus seis anos de idade o cantor sofreu um acidente, ocorreu durante uma brincadeira em uma linha de trem, consequências desse acontecimento fez com que amputasse a perna direita. Em sua cidade mesmo, chegou a estudar em uma escola de música com o nome de “Conservatório Musical”, ao atingir seus nove anos, chegou a conquistar sendo a principal atração de uma rádio chamada “Cachoeiro”, sendo como objetivo de imitar o cantor “bob Nelson”. Logo em seguida, quando já estava com 12 anos, junto com seus familiares chegou a ser mudar para Niterói, localizado no Rio de Janeiro.
Ao mudar, deu início as participações em programas, que era voltado mais para o público Jovem, diante do seu talento com a música, cantou bolero e Samba Canção. No decorrer do tempo, sua família decidiu se mudar para um lugar com o nome de subúrbio de Lins da Vasconcelos, segundo foi onde teve a oportunidade de conhecer o cantor e compositor Tim Maia. Diante disse, no ano de 1957 o rock in rio já tinha um público, nisso juntou vários cantores para cantar, um deles sendo o Roberto e dentre os outros nomes estavam, Tim Maia, Arlênio Livio e Wellington Oliveira.
Carreira
O cantor e compositor Roberto Carlos, sempre teve um sonho em cantar social, hoje em dia mais conhecido como carreira solo, após cantar em conjunto com os nomes anteriores, na Rádio tupi diante de um programa que se chamava “Carlos Imperial”, considerando esse grupo como o clube do Rock, e se deram muito bem. Ao iniciar a sua carreira solo, logo em seguida passou a fazer suas apresentações na rádio imperial.
Na medida que o tempo foi passando, Roberto Carlos começar a cantar em outros lugares como, por exemplo, o Hotel Plaza, com foco na imitação do cantor João Gilberto. Por sua vez, determinou que iria gravar um compacto, Roberto acompanhado por imperial seguiram até uma gravadora, em que por falta de sorte, aconselharam o cantor a desistir de seus sonhos.
Sem desistir, passou tentando em vários gravadores que poderiam abrir as portas para a sua carreira na música. Diante do seu esforço indo em porta, conquistou uma oportunidade em gravar no polidor, porém não obteve muito sucesso nas vendas, e Roberto teve o seu contrato encerrado.
No decorrer dos anos, no ano de 1960, uma gravadora chama Imperial, procurou uma outra, que tinha o nome de Colúmbia para que Roberto Carlos pudesse fazer sua gravação, e por fim obteve seu objetivo realizado. Lançado em agosto com as músicas, Canção do Amor Nenhum e Brotinho sem Juízo”, com a chance de abrir as portas para continuar sua carreia.
Depois de um longo tempo após o lançamento do compacto, a gravadora imperial fez um convite a Roberto Carlos com o objetivo de mudar o estive e ser o cantor ser reconhecido com bolero e sua música de juventude. No ano de 1961, o cantor gavou o compacto com as músicas “louco por você” e “Não é para mim”, e assim deu início ao seu sucesso na música. Por volta do ano de 1963, o cantor fez o lançamento de mais três músicas, sendo elas “Splich splash”, “O calhambeque” e o “é proibido fumar”, e assim foi que estourou diante da sociedade e passou a fazer o grande sucesso.