Terceirização
Um modelo de contrato que é comum ser usado em empresas, é a famosa terceirização. O contrato acontece quando uma determinada empresa especializada no modelo de serviço, é contratada para prestar serviços administrativos de quem é contratado. Além disso, existe um controle de frequência entre os colaboradores da empresa, chega a ser terceirizado para o ramo em gestão e controle de ponto. Sendo assim é autorizado para que parte do serviço seja contrato, considerando dentre eles a contabilidade, assistência jurídica, portaria e a recepção. Embora tudo isso, pode ser que existam algumas vantagens e desvantagem em questão ao modelo de contratação.
Para a empresa a vantagem é que consegue obter mais disciplina em seu objetivo, focando mais no seu objetivo e obter um desenvolvimento maior e melhor em questões de especialização alcançando níveis mais altos e melhor eficiência. Além disso, sai como vantagem para empresa, pois existe uma redução de custo. Os gastos que são referentes ao trabalhista caem diante da prestação de serviços, causando a não obrigação de custos financeiros ou operacional. Com base em tudo isso, a empresa ganha uma melhor especialização de serviços contratados, pois proporciona que duas tarefas sejam feitas ao mesmo tempo, fazendo com que a empresa foca em uma atividade e quem está prestando serviço foca em outra.
Mas, como tudo nessa vida não é perfeito, o contrato proporciona também algumas desvantagens, o que é muito importante prestar atenção no processo de contratação para que ninguém saia prejudicado. Dentre as desvantagens existe a regularização dos serviços prestados, a princípio não parece se algo ruim, mas existem casos em que a prestação de serviço não está de acordo com as regras e leis. Por esse fato é sempre bom verificar para evitar alguns eventos de riscos de ilegalidade. Outra desvantagem é que, a prestação de serviço pode ser prejudicial caso afete a qualidade de serviço, por isso é importante que a empresa que contrata precisa ficar atenta para garantir o nome e a qualidade de sua empresa.
Empresas que presta serviço
Existem muitas empresas que prestam serviços, e normalmente quem faz a contratação são pequenas empresas ou alguma que está começando. Existe uma pesquisa feita através do IBGE, que o maior número de registro de empresas, são prestadoras de serviço. Embora exista uma importância para a economia brasileira, nos últimos anos esse segmento passou a ter mais dinamismo ganhando um aumento no surgimento de empreendedores, ressaltando que os setores de serviços chegam a ser bastante amplos, variando as profissões e atividades que podem ser realizadas. Talvez o seu dom pode fazer um grande negócio e abrir uma empresa pode ser o primeiro passo para que você seja um novo empreendedor. Sabe como começar?
Primeiro passo é definir o melhor nome para a sua empresa, mas vale ressaltar que é preciso tomar cuidado para não ter nome igual. O segundo passo é escolher a estrutura jurídica, em que você empreendedor acha adequada para a sua empresa. Dentre as elas, existe a microempreendedor individual, mais conhecido como o MEI, o que acaba de ser vetado pelo presidente Bolsonaro, a renegociação de divididas, mas que é uma maneira de formalizar e é bem simples, vale para quem trabalha sozinho e também para quem possui funcionário. Essa modalidade de contrato é precisa está ciente se a sua especialização se enquadra. Dando segmento na construção da sua empresa, é preciso:
- Elaborar um contrato social
- Defina um regime tributário
- Faça o registro na junta comercial
Em seguida cria o seu CNPJ através do site da receita federal, fazendo com que todo o processo ocorra de forma online, no decorrer vai ser necessário informar qual vai ser a atividade que a empresa ou o funcionário vai exercer. Dando continuidade, é importante que você empreendedor adquira o alvará de funcionamento, e que não é nada legal o processo, sendo bem burocrático. E por fim, para um bom funcionamento da sua empresa, desenvolva planos de negócios para poder abrir as portas.