Rei do Futebol
Considerado um dos grandes ídolos do futebol brasileiro e conhecido com o seu nome fictício, Pelé. Mas seu nome é Edson Arantes do Nascimento, no decorrer de sua carreira ganhou uma personalidade mundial no esporte e popularmente, o que hoje é conceituado e conhecido como o Rei do Futebol. Pelé nasceu em uma cidade chamada três corações, de Minas Gerais no dia 23 de outubro de 1940. Seu pai também era jogador de futebol, seu nome era João Ramos do Nascimento, mas conhecido na época como Dondinho, e sua mãe era Celeste Arantes do Nascimento.
Quando Pelé completou seus quatro anos, junto a sua família mudou para uma cidade chamada Bauru, localizada na região de São Paulo. Na época, tinha o apelido de Dico através da sua família, e por seus amigos era Edson. Este apelido veio do seu pai, pois Edson era muito fã de futebol em seguida passou a fazer parte dos times de futebol que tinha na cidade de Bauru. Sua atuação preferida no futebol, era o gol, pois tinha uma inspiração pelo goleiro José Lino da Conceição Faustino, mas conhecido como Bile, e seu pai tinha uma grande amizade com o goleiro do Vasco, em São Lourenço, Minas Gerais.
Em partidas de futebol com seus amigos, Edson tinha dificuldade na fala e não conseguia pronunciar o nome do seu amigo Bile corretamente, sempre trocava o “B” pelo “p”, e no grito diante de uma boa defesa ficava “Segura Pilé”. A partir disso, quem ganhou o apelido foi Edson, e apesar de não gostar do novo apelido, pegou o apelido como Pelé. Mas o futebol não era tudo durante sua infância, além dos jogos que fazia parte, Edson ajudava os pais em casa. Seu pai, diante de uma lesão que sofreu, foi obrigado a para de jogar futebol, assim começou a impactar na renda familiar. Mas Edson, para ajuda dentre de casa, começou a trabalhar como engraxate em Bauru.
Sua carreira no Futebol
Com base nas suas participações em jogos na Cidade de Bauru, Pelé foi ganhando destaque na Cidade. Isso fez com que ganhasse a oportunidade de passar por algumas equipes amadoras no decorrer da sua infância. Quando pele fez 11 anos, um jogador chamado Waldemar de Brito, através de sua descoberta, fez um convite para uma equipe que estava começando a montar um clube, e tira o nome de “Clube atlético de Bauru”. Logo em seguida, passou pouco tempo, o jogador que fez o convite, percebeu o grande talento que Pelé tinha e teve a iniciativa de leva-lo para um time maior, foi aonde Pelé deu início a sua carreira ao Santos Futebol Clube.
Quando Pelé chegou ao Santos Futebol Clube, tinha apenas 16 anos, isso aconteceu no ano de 1956. Iniciou-se ao time devido uma promessa que o jogador Waldemar De Brito tinha. Segundo o site do Santos na época, fez uma afirmação ao clube de que Pelé seria o melhor jogador de futebol do mundo. Só depois de um mês no clube, que o menino de 16 anos teve a sua primeira oportunidade de realizar uma partida de futebol. E seu primeiro jogo foi contra o Corinthians, em que o Santos ganhou por 7 a 1, sendo que Pelé só entrou no jogo no segundo tempo, realizando o sexto gol.
Ainda com 16 anos, Pelé já começou ser reconhecido nacionalmente. Por volta do ano de 1957, o menino passou a ser titular do clube, e foi artilheiro do Campeonato Paulista, foi considerado o mais jovem no futebol, com a realização de 36 gols. Pelé ficou no Santos uma boa parte da sua carreira, foi entre os anos de 1956 a 1974, no decorrer desse tempo, fez com que o clube conquistasse 10 títulos estatuais e seis, campeonato nacionais, dentre vários outros títulos que conquistou no Clube. Mas quando foi no ano de 1974 no dia 2 de outubro, Pelé fez a sua despedida ao clube deixando 1116 jogos e 1.091 gols realizados. E assim foi um pouco da sua Carreira, seu nome ficou para a história.