Fenômeno no Futebol
Mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, porem seu nome é Ronaldo Luís Nazário de Lima, para princípio de carreira iniciou-se jogando no Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, e logo em seguida conseguiu ir para o carioca São Cristóvão. Ronaldo, nasceu em 22 de janeiro de 1976, quando foi no ano de 1993, passou a jogar através do Cruzeiro e conquistou sua fama internacional. Fenômeno, é um apelido que adquiriu na Itália, jogando através do Inter de Milão. No decorrer dos anos, diante da sua carreira já conquista, foi reconhecido como o melhor jogador do mundo em 1996, porem recebeu o prêmio entre os anos 1997 e 2002.
Ronaldo Fenômeno enfrentou vários momentos difíceis, sendo como um problema nos Joelhos, enfrentou cirurgias, escândalos pessoas, tudo isso fazendo com que fosse afastado dos gramados. Após sua recuperação, passou a defender a camisa do Corinthians, durante sua trajetória no time conquistou o título paulista, fora os inúmeros clubes inserido em seus currículos, não só do Corinthians, mas dentre os outros clubes que teve a oportunidade de passar, além de duas copas do mundo realizadas. A infância de Ronaldo vinha de uma classe baixa, porém não miserável.
Era um menino totalmente apaixonado pelo futebol, ao ponto de matar aulas na sua escola chamada Bento Ribeiro, para dançar no clube Valquire Tenis Clube, o que era perto de sua casa. Ronaldo tentou ir para o flamengo, mas sua condição financeira não permitia, pois, até a sede do clube tinha que pagar quatro conduções. Mas não lhe impediu de sonhar, foi para no São Cristóvão, pois era mais perto de sua casa e, além disso, o clube pagava as suas conduções para conseguir chegar até a sede.
Quando completou seus 14 anos, os empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta, compraram o seu passe por 7.500 dólares. Além de não ter conseguido entrar no Flamengo, perdeu a oportunidade de estar em dois outros times, que seria o Botafogo e São Paulo. Diante disso, o empresário do alvinegro Reinaldo Pitta, ofereceu doar 50 do passe que tinha uma boa vitrine, porem foi negado. Em seguida foi proposto por 25 mil reais ao tricolor, mas que só quis pagar 15 mil.
Conquista de Troféu
Ronaldo Fenômeno, um menino que em quanto novo era magro e seus dentes grandes, quando foi no ano de 1994 começou a conquistar o Brasil, desde então passou a ser comparado com o rei do futebol, o Pelé. Quando chegou aos seus 17 anos, passou a defender a seleção Brasileira e seu primeiro jogo foi contra a Argentina. Em seu segundo jogo, conseguiu marcar o seu primeiro gol contra a Islândia.
Após duas partidas com a camisa da seleção Brasileira, foi selecionado para disputar a copa do mundo, essa é um pouco da história do menino pobre, que morava em uma casa simples no bairro Bento Ribeiro, localizado no Rio de Janeiro, subúrbio. E a sua história só estava começando.
Sua mãe se chamava Sônia e junto com seu pai Nélio, teve três filhos sendo Ronaldo o mais novo. Estudava em um colégio chamado “Nossa Senhora de Aparecida”, na escola não era considerado um bom aluno, pois aquele ambiente não era onde gostaria de estar. Ronaldo fenômeno em sala de aula sofria bullying por causa de sua aparência, especificando os dentes, em sala não era reconhecido com o menino bom no futebol.
Ronaldo Fenômeno continuou então em São Cristóvão, após tentar inúmeras vezes em outro time. Diante dos primeiros treinos, o técnico Roberto Gaglianone, percebeu que aquele menino era diferenciado. Quando foi dia 12 de agosto no ano de 1990, realizou o seu primeiro jogo mirim através do São Cristóvão, e na partida realizou três gols, finalizando com uma vitória de 5 a 2 sobre um time chamado “Tomazinho”, do decorrer do ano foi realizado oito gols em doze jogos. E essa é um pouco que o grande fenômeno do futebol passou para chegar onde está e ter uma boa condição.