Quando pensamos em fisiculturismo, logo imaginamos uma imagem do gênero masculino, apesar de hoje em dia existir todo um preconceito, mas é possível que tenha ligação com a imagem feminina, afinal, existem muitas mulheres que desejam ter o corpo mais em forma e que apresenta uma pessoa musculosa.
O fisiculturismo na vida de uma mulher ainda é bem recente, mas com o tempo vem crescendo, ganhando participantes e audiência. Normalmente quando uma mulher participa deste desafio, é alguém que está disposta a ter exercícios físicos mais pesados e uma alimentação mais rígida, com o objetivo em superar alguns limites de força, criar um desenvolvimento próprio para o corpo e ganhar hipertrofia muscular.
Vem de uma origem desde a antiguidade, considerando que a musculação é um exercício milenar que está entre os gregos, egípcios e dentre outras civilizações ancestrais. Mas, além disso, existiam competições e embates que exigiam que os atletas tinham foça e resistência como, por exemplo, levantamento de peso.
Até então a simetria e o desenvolvimento, não tinha como critério entre as disputas em qualquer área esportiva, mas, por volta do ano de 1940 em que deu iniciaram-se as primeiras competições de “Bodybuilding”, passou a acontecer algumas mudanças. Essas competições deram início nos Estados Unidos e na Inglaterra, em que vivia uma época que o lado feminino ainda sim, era um tabu, pois não existia categoria para o gênero.
Apesar de não existir, mas não foi obstáculo para que algumas pioneiras deixassem de praticar, um exemplo no fisiculturismo é a “Abbye Pudgy Stockton”, que realizada algumas amostras de força com seu marido, Les Stockton, que também estava no ambiente de fisiculturistas em praias nos Estados Unidos. A pioneira, conseguiu conquistar a fama e destacou o lado feminino e também, o levantamento de peso.
Embora tenha sido muito difícil para o lado feminino, mas ouve as primeiras competições, tendo uma exclusividade no desenvolvimento e simetria. Tudo aconteceu através de um torneiro que chama “Ohio Regional Women’s Physique Championship” Alguns campeonatos, só aconteceram por 1979 como, por exemplo, “The Best in the World”.
Por volta dos anos de 1980 e 90, o fisiculturismo começa a ser mais reconhecido através de alguns nomes que se tornaram lendas como, por exemplo, Cory Everson. Além disso, tudo, é possível perceber que, em simultâneo, a questão dos valores sociais e o ponto de vista da mulher na sociedade, evoluíram o que tem colaborado para ajudar a combater o preconceito no esporte.
Pode ser prejudicial a saúde.
O esporte tem como característica, obter um estilo de vida em que o atleta treina em média de 3 horas por dia, com o objetivo de queimar algumas gordurinhas chegando até o mínimo e também, na intenção de definir o corpo. É um modelo de esporte que existe uma dedicação e alimentação diferenciada, e que embora seja uma hipótese se fazer uma alimentação com mais proteínas e pobre em gordura, pode ser que traz alguns risco para a saúde, por isso é importante que tenha sempre uma orientação de profissionais já experientes.
É comum, os fisiculturistas estarem bem forcados nos seus sonhos de conseguir um corpo perfeitos, mas isso pode ser um risco para a saúde, trazendo como consequência um desenvolvimento de anemia e carência nutricionais. É normal para os atletas deixarem antes das competições de ingerir alguns alimentos como, por exemplo, sal, diuréticos e não ingerir água, só podem consumir isotônicas, com o objetivo em diminuir a concentração de água no tecido intersticial fazendo com os músculos realçam cada vez mais.
Algumas etapas desse processo podem causar alguns dados, por exemplo, caso exija um excesso de trino isso pode provocar com o atleta tenha uma “Condromalacia Patelar”. No caso dos anabolizantes e diuréticos, pode vir acontecer complicações renais. Apesar de ser um esporte, e como todo exercício tem o costume de diminuir o estresse, o fisiculturismo pode causa, trazendo consequências em ter uma anóxia ou vigorexia.
E por fim, para o lado feminino, caso não tenha cuidado com a alimentação pode ser que a mulher não tenha mais os ciclos menstruais, e em ambos os gêneros podem ocorrer uma desidratação muito grave. Por isso, se você deseja entrar para este rumo, antes é importante procurar profissionais tanto na área do esporte, quando na área da saúde.