Economia

O Café no Brasil

O Brasil é considerado como o país do café, tendo como característica o maior produtor de café no mundo, além disso, dentro do mercado é o segundo maior mercado consumidor, baseando em um setor que está incluso a produção e o consumo, produzindo em médio trinta milhões em reais em questão ao faturamento, é uma produção gigante no Brasil, envolvendo mais trezentas mil famílias. O café a princípio chegou ao norte do Brasil, por volta do ano de 1927, especificamente chegou ao Belém, transportado por Guiana Francesa, e para o Brasil foi através de um sargento, tem o nome de Francisco de Mello Palheta.

 Chegou ao Brasil a pedido de um governador do Maranhão e Grão-Pará, e assim foi passando por cada um, até que chegasse ao Brasil, virando que o café tinha um enorme valor para o comércio. Enquanto foram pegando confiança uns aos outros, conseguiu uma muda de café, considerada arábica, com base nisso foi proposto para os clandestinos e transportada escondido na mala de uma brasileiro. Segundo as nossas condições climáticas, o café foi expandido de forma rápida, sendo que a produção era totalmente voltada para o mercado doméstico. Até chegar ao Brasil, o café passou em algumas cidades como, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Considera-se que em um tempo com o prazo curto, o café ganhou uma posição secundaria diante do que era considerado o produto-base da economia brasileira. Obteve um desenvolvimento através de sua independência, sendo assim, fez com que os recursos nacionais fossem a primeira conquista com exclusividade brasileira, visando sua produção de riquezas. Com as condições econômicas sendo a favor, foi estabelecido através da cultura no Vale do Rio Paraíba, que teve início no ano de 1825 uma nova etapa para a economia no país.

Produção de café no Brasil

Através de um levantamento feito pelo Conselho Nacional do café, foi possível que em média de trezentos e trinta mil cafeicultores(as) existem no Brasil. Com base em uma porcentagem de setenta e oito por cento, é considerado serem agricultores familiares, e também compartilhado entre as famílias pequenos microempreendedores, sendo uma gestão de propriedade. Tendo como exemplo, a mão de obra, e algumas tarefas da área produtiva na agropecuária tendo como objetivo ser uma fonte de renda para essas famílias. É de costume todo agricultor ter uma boa relação com a terra, considerando ser o seu lugar de trabalho e ao mesmo tendo a sua moradia.

Com base no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podemos afirmar que os cafeicultores são voltados para o estado de Minas Gerais, tendo um volume de cento e cinquenta milhões e novecentos setenta e mil, dentre as cidades, Espirito Santo, Bahia, Rondônia e Paraná, considerando que a produção de café está ligada a 1.983 municípios brasileiros. Além disso, é possível afirmar que em cerca de sessenta e três virgula oito milhões, são sacos feitos no Brasil, isso no ano de 2020. Visando que a safra de café é considerada bianual, por isso em 2021 existe uma estimativa que não supre o número do volume.

Café e sua sustentabilidade

O café já existe o seu próprio certificado que apresenta mais de quinze por cento da produção de café no Brasil, mas esse não número não para de crescer, afinal vem crescendo a cada ano. Entre o de 2015 a 2020, ocorreu um crescimento de trinta por cento na venda de café orgânicos certificados. São modelos de café em que o mercado procurado mais, a cada dia que possa, pois, esse produto tem uma grande estimativa de crescimento nos próximos anos. Enfim, podemos concluir de que o café é um produto considerado o xodó dos brasileiros, não dá para viver sem. Nós brasileiros temos o habito de tomar um café todos os dias, e tem pessoas que já fazem um consumo alto durante o dia, devido o vício que a cafeína proporciona.

Redação Wiki News

Jornalismo e Conteúdo de Credibilidade e Imparcial ● Colunismo ● Abrangência Nacional e Internacional ● Acesso Totalmente Gratuito ● Atualizado 24hs

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *