Petrolífera
No ano de 1953, na presidência de Getúlio Vargas foi fundada uma das maiores indústrias de petróleo no Brasil, a famosa Petrobras. A empresa após o seu desenvolvimento veio fazendo a sua marca diante de investimento que foram desenvolvidos com base em pesquisa. Com base em algumas características alcançou o incremento tecnológica e também humano, assim foi liberado para a indústria o pioneirismo da exploração de petróleo em águas fundas.
Hoje em dia a empresa é considerada mista diante do seu capital, além disso, o governo seguro maior porcentagem de ações da companhia. Por parte do governo e de outras diretrizes, existe um certo interesse na privatização. Vale ressaltar que a Petrobras tem uma importância muito grande para o Brasil, devido a sua capacidade de produzir um recuso energético.
Getúlio Vargas fundou a empresa na intenção de visar como garantia de monopólio, para os setores de proliferação diante do estado. Porem, no decorrer do tempo, no ano de 1997 esse monopólio foi quebrado, sendo o assim o mercado brasileiro passou a abrir portas dentro de outras empresas que tem ligação com a prolíferas.
Apesar de tudo isso, a indústria ainda sim, conseguiu conquistar um cenário como a maior empresa. Hoje a Petrobras é voltada para a exploração, produção e comercialização de petróleo, gás natural dentre outros derivados, obtendo algumas plataformas de petróleo, redes de distribuição e refinarias. De alguns anos para cá, o seu mercado vem expandindo em alguns setores de energia renovável, assim como alguns países, por exemplo, a América, África, Asia e Europa.
A Petrobras tem uma história que está inserida com o início do processo das industrializações do Brasil. Diante de uma paralisação da sociedade civil ouve a fundação da empresa, em que pessoas de cargo superior como, entidades privadas e entes governamentais. Esses indivíduos por meio de campanhas sobre o petróleo, saiam em defesa da participação do Estado, com relação na produção do produto no Brasil.
Nesse período, Getúlio Vargas ainda era presidente, e por meio do seu mandato na política divulgou a criação da empresa. Diante de um fomento nomeado como industrias de base, foi o momento em que a Petrobras surgiu, considerando que algumas unidades eram totalmente voltadas para a produção de matérias-primas e dentre outros ramos da economia.
Exploração
A exploração está inserida a um enorme conhecimento técnico e ao uso intensivo da tecnologia, além disso, o petróleo pode está localizado em bacias sedimentares. Com base na sua exploração é preciso que tenha três processos, em primeiro vem a prospecção, que é uma análise feitas das rochas e do subsolo da região. Segundo, vem a perfuração baseada no resultado da primeira etapa trazendo uma visibilidade da área para acontecer a terceira fase, sendo a exploração, em que acontece a retirada no petróleo dos subsolos através de maquinas.
Em algumas cidades como Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, existe uma grande área, em que tem uma reserva do petróleo e gás natural. São reservas que possui mais de sete mil metros, existindo também um potencial bastante elevado com base na exploração. Embora existam algumas dificuldades na extração dentre as fontes de energias com águas mais profundas. O pré sal, o nome dessa grande área, foi divulgada no ano de 2007, após um grande desenvolvimento de pesquisas.
Além disso, a Petrobras tem uma grande importância no seu contexto histórico, pois está associada aos pioneirismos das atividades de exploração e na produção no Brasil. Considerando que hoje em dia, a empresa se tronou entre as maiores empresas dentro do Brasil e no mundo, além disso, é reconhecida dentre os maiores produtores mundiais de petróleo, gerando uma grande quantia de royalties.
Embora a tudo isso, a empresa enfrentou a privatização, o que é um assunto bem debatido no cenário político e econômico no Brasil, visando de modo positivo através dos acionistas e trazendo como argumento que a empresa é bastante estratégica. Mas, apesar disso, é preciso tomar cuidado, pois pode afetar o meio ambiente considerando ser uma fonte de energia poluente.