Apple
Uma marca que é referência hoje no mundo através de uma pequena fruta, a maçã. Tudo começou através de dois adolescentes, durante o ano de 1976. Dois meninos que era encantado com a inovação, e era integrante de um grupo em que realizavam a suas próprias montagens de computador, considerando o modelo bastante artesanal. Diante de um dormitório de uma faculdade, que a marca referente a uma maça veio surgindo. Apesar de vim com todo o vapor e na época ser o melhor recuso, o que já era bastante avançado, algumas empresas chegaram a negar a marca, pois já existia um “acordo” com outras como, por exemplo, a Atari e a HP.
Com base nas inovações e o que foi aperfeiçoando, a marca conquistou um sucessor, que na época de 1977 chegou a fazer sucesso, embora o seu preço estava bem ato, chegando em média de mil e duzentos dólares, o que hoje em dia é considerado a dez mil. Um produto que chegou a ser bastante semelhante aos computadores de hoje em dia, a marca trouxe diante de um gabinete de plástico e um teclado, sendo muito aceito pelo mercado o produto chegou a fazer sucesso ate os anos 90. No ano de 1983 deram um grande passo, fazendo o lançamento da lisa, um computador tolamente avançado, mas apesar de sua qualidade o seu valor saiu como um ponto negativo.
Em grandes inovações principalmente para quem deseja crescer, o marketing é uma das melhores formas que obter sucesso. E foi diante disso que a Macintosh não mostrou somente as inovações, mas sim a maneira em que fazia para alcançar a sua clientela, e como o seu produto (computador) começou a atrair um determinado desejo nas pessoas. Na época passava um dos grandes esportes do mundo nos Estados Unidos, o que era considerado o maior evento. Visando o tamanho da audiência, o grande empresário da Apple não perdeu a oportunidade de vincular o seu anúncio como um comercial, deixando todo o público de “boca aberta”. Quando foi no ano de 1984, a Apple teve uma grande repercussão no mundo todo.
Sucesso na Macintosh
Apesar do sucesso junto com a Apple, mas no ano de 1985 a Macintosh veio sofrendo algumas quedas que pode ter desestabilizado a empresa, o que trouxe consequências para Steve Jobs causando a sua demissão. Com isso, afetou nos produtos da empresa também, pois com a saída de Steve os computadores da indústria passaram a perder o seu brilho, fazendo com que suas interfaces apresentasse uma desatualização diante dos padrões que naquela época exigia. Além disso, estava causando um desagrado para quem tinha o costume em consumir os computadores, pois já não permanecia com as mesmas qualidades.
Embora a empresa vivia uma crise, foi procurando uma nova uma maneira de reencontrar estabilidade buscando tecnologias que pudessem sair a frente dos PCs, que era considerado o seu grande rival. Com base nessas buscas, a PowerPC foi a escolha de dar seguimento e poder trazer essa estabilidade. A Power pc, visa um processador que é mais rápido e também gerado através da IBM. Além disso, para poder trazer uma solução para empresa, foi fazer a criação de programas que gerassem a emulação dos programas softwares. Com o tempo, esses programas foram desenvolvidos mais voltado para os PowerPC e no objetivo de amenizar problemas.
Embora a tantas preocupações, a Apple é uma empresa robusta que a cada evolução vem surpreendendo o seu público e não perde o seu valor. Além disso, vem avançando em seu design e uma tecnologia que prende o seu público. Hoje a Apple vem se destacando diante dos smartphones, que além de memória, vem proporcionando uma câmera fotográfica de alta qualidade e resolução. Muitas pessoas que compram o celular da marca, ou qualquer outro produto, não tem coragem de ir para a outra marca de celular devido a sua qualidade, e também caso a pessoa queira vender o seu aparelho, é possível conseguir um valor próximo ao da compra.